CabedeloJoão PessoaViagem

João Pessoa: relato completo de viagem, com roteiro e dicas

A capital da Paraíba é refúgio de beleza e tranquilidade, onde a vida e o mar se encontram...

Se eu tivesse que dizer uma frase sobre a cidade de João Pessoa, certamente seria “quero morar nesse lugar”.

Durante uma semana, me vi imersa em paisagens paradisíacas, cultura rica e uma culinária que me surpreendeu a cada refeição (inclusive, enquanto escrevia esse parágrafo sentia o gostinho do maravilhoso peixe frito que comi em Cabo Branco, um dos melhores bairros para morar e para passear em João Pessoa!).

Bar e restaurante Golfinho, com vista do mar na praia do Bessa, um dos melhores lugares para comer em Jampa

Isso tudo fez da viagem à Paraíba uma experiência de viagem incrível. Uma sinfonia de sentidos, onde o som das ondas, o sabor da culinária, a brisa do mar e cada passo descalço sobre a areia fina fizeram meu coração sentir que Jampa é o lugar para se estar. Mas o que me fez sentir vontade de morar lá foi muito mais que isso.

Acordar pela manhã, ouvir o som do mar e ver a imensidão de verde e azul turquesa, já é um convite e tanto, mas foi caminhando pelas calma orla de João Pessoa que pude perceber como a cidade combina de maneira harmoniosa a tranquilidade de uma capital com uma qualidade de vida incomparável, onde áreas verdes e praias paradisíacas se misturam ao cotidiano, criando um ambiente sereno e acolhedor.

BAIRRO BEIRA MAR

Caribessa, uma das melhores praias para banho em Joáo Pessoa, no Bessa

Caminhamos bastante pelo charmoso bairro do Bessa.

Lá, a aproximadamente 750m da praia, fica o Complexo Parque Parahyba, uma zona de preservação ambiental, rodeada por um complexo de casas e pequenos prédios residenciais, onde você pode entrar em contato com a natureza, caminhar com seu pet e praticar os mais variados esportes.

arque Parahyba, bairro do Bessa, bom para correr e passear com crianças

Passeando por outros bairros, Tambaú, Manaria e Cabo Branco, é possível sentir que a cultura local é vibrante e está em todos os cantos, desde o sorriso caloroso dos moradores até as feirinhas que celebram as tradições nordestinas, fazendo com que qualquer um se sinta imediatamente em casa.

Por lá, é muito fácil aproveitar um bom forró que sempre rola nos quiosques ao longo da orla ou até mesmo na rua. Além disso, o clima tropical, com sol o ano inteiro e praias de águas cristalinas, torna cada dia uma nova oportunidade de apreciar as belezas naturais que fazem de João Pessoa um verdadeiro paraíso, despertando em qualquer visitante o desejo de ficar para sempre.

Forró ao vivo em uma sexta-feira em Tambaú

Umas das coisas que me surpreendeu e me fez imaginar uma vida cotidiana na cidade foi que ao longo da orla é possível praticar atividades esportivas, gratuitamente.

ATIVIDADES GRATUITAS EM JOÃO PESSOA

Com atividades para todas as idades, a prefeitura de João Pessoa, disponibiliza assessoria de corrida, aulas de basquete, de dança, canoagem, natação no mar e muitas outras, basta apenas consultar disponibilidade e fazer inscrição no site da prefeitura

Agora me diz se isso não faz qualquer um querer morar nessa cidade?!

Além disso, sair de João Pessoa e passear em qualquer cidade próxima é muito fácil.

As estradas são boas e tudo é meio perto. Dá para fazer bate e volta todos os dias para lugares como a famosa praia de Tamababa, no Conde, na praia Bela, em Pitimbu, e em Cabedelo, com seu forte e o Dique de Cabedelo.

Praia de MIramar, ótima para ir com crianças tomar banho de mar
A praia de Miramar, em Cabedelo, fácil de chegar a uma curta disância de Tambaú

Fizemos uma viagem sem muito roteiro, então ficamos indo e voltando aos lugares que mais gostamos e sentimos vontade de aproveitar um pouco mais e isso não significou uma maior despesa na viagem.

Agora, vou compartilhar como foi essa experiência e por que João Pessoa se tornou um dos meus destinos favoritos…

Ficamos sete dias na Paraíba e sai com um gostinho de quero mais, pois não foi suficiente para conhecer tudo que o estado tem a oferecer.

Nesses setes dias, visitamos João Pessoa, Cabedelo e Conde. Mas antes, é preciso dizer que chegamos no Nordeste pelo aeroporto de Recife, como compramos a passagem em cima da hora, foi a opção mais barata para chegar em João Pessoa e valeu super a pena!

Importante dizer que a estrada Recife-João Pessoa é bem boa, foi uma viagem tranquila, então acho que sempre pode ser uma opção pousar em Recife e fazer esse trajeto de carro.

Mas tem que ficar atenta ao trânsito de Recife, que pode ser caótico nos horários de pico, principalmente quando se tem horário  para pegar o avião!

Rio que encontra a praia Bela, em Pitimbu, um dos melhores lugares para nadar na Grande João Pessoa e perto de Recife

Alugamos um carro no aeroporto e aproximadamente duas horas depois estávamos na maravilhosa praia de Carapibus, no município de Conde, comendo um delicioso bacalhau no quiosque do Jorge.

Ele é um português que foi fisgado pela brisa da Paraíba e se refugia em um dos lugares mais paradisíacos do estado. Em troca, nos oferece pratos deliciosos com ingrediente trazidos, segundo ele, direto de Portugal e histórias fantásticas de sua experiência de vida.

Mirante e praia de Carapibus

Quiosque do Jorge, na praia de Carapibus

Essa região de Carapibus fica a 100 metros da praia e tem muitas pousadas em Conde (para todos os gostos e bolsos!) ficamos na pousada Laguna, que é também proprietário do Mirante de Carapibus, onde fica o quiosque do Jorge.

É uma opção de pousada em frente para praia das mais baratas, mas como não tem um sistema de portão eletrônico, se você é do tipo de pessoa que não gosta de incomodar vai se sentir constrangido ao precisar ligar para o telefone de alguém às 2h da manhã para abrir o portão, mas se essa não é uma questão para você, recomendo.

Praia de Tabatinga

No dia seguinte partimos para as parais na Costa do Conde. Ficamos pela manhã na praia de Tambaba, que merece uma descrição à parte, mas antes demos uma parada nas praias de Tabatinga 1 e 2, com vistas deslumbrantes das falésias. Saímos bem cedinho então pegamos as praias vazias, mas vamos à Tambaba!

Praia de Tambaba

Praia de Tambaba, na Costa do Conde, bem perto de João Pessoa-PB

Conhecida por suas belezas naturais e, sobretudo, por ser uma praia de nudismo, Tambaba entrega uma das melhores paisagens da região.

Tambaba me deixou sem palavras. A combinação de falésias coloridas e o mar cristalino é simplesmente surreal! Está entre as mais lindas da viagem.

A primeira parte da praia, é uma área não naturista, onde as pessoas podem aproveitar a praia vestidas normalmente. Ali fica o famoso coqueiro de Tambaba, cenário de fotos, um coqueiro que cresceu sobre as pedras no mar.

Pessoas na praia de Tambaba, além do famoso coqueiro, na parte com roupa

Um pouco mais adiante, logo após o quiosque do Xexéu, você encontrará a entrada da área destinada ao naturismo, onde o nudismo é obrigatório.

Nessa parte da praia, o uso de roupas não é permitido pelas regras, criando um ambiente exclusivo para quem deseja vivenciar essa experiência de liberdade em harmonia com a natureza. Vale muito a pena conhecer!

As placas na entrada da praia indicam que o acesso é restrito a casais e famílias, embora seja comum ver algumas pessoas sozinhas que chegam por caminhos alternativos.

Entre as regras de Tamababa, homem desacompanhados não são permitidos, não pode atos obscenos

Uma parte da praia conta com maior controle, o que garante um ambiente mais seguro. Se você nunca praticou o nudismo, mas deseja experimentar, a dica é ficar próximo à Pousada Tambaba, que oferece um ambiente acolhedor e preços acessíveis.

Nessa área, as regras de Tambaba são seguidas com mais rigor, proporcionando uma experiência tranquila e respeitosa.

Hotel em Tambaú

Piscina do Hotel Caiçara, ótimo lugar para ficar em João Pessoa

No fim da tarde partimos para João Pessoa, ficamos hospedados no hotel Caiçara, no bairro de Tambaú, que fica a uns 200 metros da praia e tem muitas atrações por perto, como a feirinha de Tambaú, mercado de artesanato e o letreiro do João Pessoa. Fizemos quase tudo a pé, então tomar um sorvete após uma caminhada pela orla já é um passeio maravilhoso.

Nos permitimos conhecer várias coisas nessa região de Tambaú, como a Galeria Gamela, comandada pela simpaticíssima Roseli Garcia, merchand desde 1975 e dispõe de um acervo maravilhoso!

Vale muito a pena visitar a galeria, conhecer um pouco mais dos artistas paraibanos e quem sabe levar uma arte original e certificada para casa!

Pub em João Pessoa em Tambaú, ótimo lugar divertido para ir perto do Hotel Caiçara

A uma quadra da galeria, fomos tomar uma cerveja (sem álcool!) no, digamos assim, pitoresco, Gringos Bar. O bar tem uma pegada muito diferente da atmosfera praiana no bairro, mas chama atenção pela singularidade e programação inusitada. Com uma playlist variada de pop e rock anos 80, tem também Karaokê, pole dance e um dono que fala com você variando frases em português e inglês. As atendentes são super simpáticas e deu para perceber que o público é bastante eclético e de pessoas da cidade, em sua grande maioria.

Além da região mais praiana, fomos conhecer a parte mais central da cidade.

Parque Sólon e Centro Histórico

Parque Solon de Lucena, uma das coisas legais além da praia para fazer em João Pessoa

O Parque Solón foi o primeiro ponto da região central. Tem pista para corrida, um imenso lago, quiosques para lanche e parquinhos e brinquedos para crianças.

Do Parque Sólon, uma coisa legal para fazer além da praia em João Pessoa, fomos para o centro histórico.

No famoso Hotel Globo, ponto privilegiado para ver o pôr do sol, visitamos mais uma galeria e dessa vez quase compramos um quadro de um artista local que estava em exposição.

O centro histórico é bem pequeno, mas tem igrejas, museus e um café charmoso. Vale a pena a visita nessa parte da cidade, ótimo passeio para fazer com crianças para ver um pouco da rica história da cidade, uma das mais antigas do Brasil.

Vista da Estação Ciência ao lado do Farol de Cabo Branco

Farol do Cabo Branco e Estação

No final do dia, visitamos o Farol de Cabo Branco, um dos pontos turísticos da cidade, situado na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. O Farol oferece uma vista espetacular do oceano atlântico

De lá, fomos até o encantador Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, um parque repleto de trilhas e áreas verdes, perfeito para relaxar e conectar-se com a natureza.

Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, ao lado do Farol

Também passamos pela Estação Cabo Branco, museu com área para passeio a pé, patins e andar de bicicleta que encanta as crianças.

Cabedelo e o pôr do sol do Jacaré

Pôr do Sol do Jacaré, um dos melhores passeios para fazer com crianças perto de João Pessoa

Reservamos para o final as atrações da cidade de Cabedelo.

A Praia do Jacaré é realmente uma atração à parte, o pôr do sol mais famoso de João Pessoa, mas não pode errar! a praia do Jacaré não fica no município de João Pessoa, fica no município de Cabedelo, mas é tudo muito perto.

Além da praia do Jacaré e seu pôr do sol monumental, visitamos o Forte de Santa Catarina, em Cabedelo, erguido no século XVI e desempenhou um papel importante na defesa da costa paraibana e hoje é aberto à visitação.

Apesar da conservação não ser das melhores, o lugar tem uma arquitetura imponente e oferece uma vista deslumbrante do encontro entre o rio Paraíba e o mar.

Foto para instagram no Dique de Cabedelo

Finalizamos o passeio na Praça do Pôr do Sol e no dique de Cabedelo, umas das praias que eu mais gostei dessa região.

A praia do dique oferece águas calmas, uma das melhores praias para banho na região, e um cenário perfeito para relaxar e fazer aquela foto especial, já que tem uma vista privilegiada do encontro do rio com o mar, criando um ambiente sereno e fresco que é ideal para contemplar fim de tarde e se conectar com a natureza.

Deu para fazer tudo isso em 7 dias em João Pessoa, mas ficou o gostinho de quero mais e a certeza que há muito mais para descobrir! Sem dúvida, voltarei em breve! Quem sabe, até para ficar de vez…

João Pessoa é um destino que todos deveriam conhecer. Espero que meu relato inspire você a explorar o Nordeste e criar suas próprias memórias inesquecíveis.