Praia de Tambaú
Praia de Tambaú
Em Tambaú, ficam os melhores hotéis para ficar em João Pessoa, lugares para comprar passeios e artesanato e e bons restaurantes para casais
Praia de Tambaba
Praia de Tambaba
Praia de Tambaba, a melhor praia de João Pessoa e a mais famosa praia de naturismo do Brasil
CabedeloJoão PessoaParaíba

João Pessoa – O que fazer em 7 dias

Roteiro de coisas para fazer na Paraíba e aproveitar a viagem com o melhor da capital e lugares perto

Roteiro de 7 Dias em João Pessoa: O que fazer na  capital da Paraíba em 7 dias.

Esse roteiro serve para o inverno, serve para o verão, com passeios em prédios históricos, praias deslumbrantes, parques marinhos e, claro, as melhores compras da Paraíba, com foco em João Pessoa, no máximo Cabedelo, cidade vizinha que mistura-se com a capital paraibana.

Para saber o que mais fazer em João Pessoa-PB e nos arredores, com viagens curtas para Pipa, Baia da Traição, Recife e Genipabu, temos mais dicas do que fazer na Paraíba e lugares  próximos de João Pessoa.

Você vai achar de tudo o que fazer: roteiro de final de semana, quando ir (spoiler: festa junina), férias e Réveillon! O que fazer em João Pessoa e Paraíba é com a gente mesmo!

– O que fazer em João Pessoa: 1 dia, 2 dias e 3 dias

Roteiro de 7 dias em João Pessoa

Esse roteiro de coisas para fazer em 7 dias em João Pessoa é para quem quer fazer passeios de forma tranquila, com tempo, aproveitando praias e picos naturais como a Ilha da Areia Vermelha, prédios históricos, como o Hotel Globo, e, claro, comprar lembranças e presentes de João Pessoa e da Paraíba.

Mas lembre-se que dá para fazer mais rápido, dá para incluir passeios de bicicleta, em uma semana dá para explorar praias mais longes e até baladas na praia da Pipa ou, acredite, o Carnaval em Olinda.

João Pessoa serve de base para fazer muita, muita coisa legal a menos de 200 km de distância de carro, em cidades perto.

Dia 1: O que começar a fazer e a Praia de Tambaú

Tambaú é o principal centro do turismo em João Pessoa; lá você encontra música ao vivo, agência de passeios, o Mercado de Artesanato e muito mais lojas

Comece explorando a Praia de Tambaú.

Aproveite para caminhar no calçadão, onde famílias passeiam nas noites quentes de Jampa, queimar calorias em uma volta de bicicleta para desfrutar de quilômetros ciclovias a beira da praia, depois saborear as delícias locais nas barracas de praia e tirar fotos no famoso letreiro “Eu Amo Jampa”, colorido, bonito e bem cuidado.

O letreiro de João Pessoa fica entre Tambaú e Cabo Branco e muitas vezes tem fila para chegar e tirar foto

Nos momentos mais cheios, tem fila para tirar foto no letreiro, muitas vezes organizadas pelos diversos fotógrafos que usam drone para tirar foto de casal e famílias.

Na baixa temporada, uma foto de drone em Tambaú custa R$ 15 e o vídeo fica por R$ 30.

Dessa forma, você abre seu roteiro de coisas para fazer em João Pessoa antes das muitas surpresas da Paraíba que vamos trazer!

Mais para a noite, na região de Tambaú, dá para aproveitar o final de tarde e comer bem em lugares como o Quiosque Tubarão e o Bar do Cuscuz, entre outros bares e restaurantes nos arredores da Feirinha de Artesanato e do letreiro EU AMO JOÃO PESSOA.

Inclusive, ao lado da feira de artesanato de Tambaú, fica uma grande praça de alimentação com barracas de comidas típicas, como tapioca –e com preço perfeito para viagens baratas.

Quiosque Arpoador, na orla de Tambaú, tem música ao vivo de domingo à quinta, após 19h –sexta é dia de forró

O letreiro de João Pessoa, que fica no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, é um endereço para estar no primeiro dia de um roteiro de João Pessoa, concorda?

Dia 2: Centro Histórico de João Pessoa

Dedique o dia para visitar o Centro Histórico da capital do estado da Paraíba.

Uma das melhorres atrações grátis de João Pessoa é passear no centro histórico no final da tarde (não esqueça que o sol se põe cedo)

“Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa, capital da Paraíba, teve seu centro histórico tombado pelo Iphan, em 2009.

O tombamento abrange 502 edificações, a maior parte dos bairros do Varadouro (Cidade Baixa) e Cidade Alta, em uma área de 370 mil m², em 25 ruas e seis praças, bem como o antigo Porto do Capim, local de fundação da cidade. Na área demarcada, o traçado urbano ainda se mantém original”, escreve o Iphan sobre o centro histórico de João Pessoa.

Para terminar o passeio do dia em Jampa, não perca o pôr do sol no Hotel Globo, edifício tombado localizado na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, com vista para o Rio Sanhauá, de onde surgiu um dos primeiros centros urbanos do Brasil, e um final de tarde que vale a pena conhecer em João Pessoa.

Visite a Igreja de São Francisco, o Centro Cultural São Francisco e não deixe de fora o passeio no Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa.

Pista de skate no parque Solon de Menezes, que tem lagoa, parquinho para crianças e pista de corrida

Lugar tombado pelo Iphan, tem jardins traçados por Burle Marx e fica pertinho do centro histórico (e da região central da cidade), com estacionamento ao redor.

Dia 3: Praia de Cabo Branco e Farol

Pôr do sol visto do Farol de Cabo Branco, passeio grátis em João Pessoa, perto da Estação Cultura e Ponta dos Seixas

Relaxe na Praia de Cabo Branco e visite o Farol de Cabo Branco.

No final da tarde ou à noite, vale a pena fazer um passeio até o Complexo da Estação Cabo Branco, projetado por Oscar Niemeyer, que conta ainda com a Estação das Artes.

Dia 4: Passeio às Piscinas Naturais de Picãozinho

Faça um passeio de barco às Piscinas Naturais de Picãozinho. Aproveite para mergulhar nas águas cristalinas sob o sol da Paraíba e observar o belo mar de Jampa, a vida marinha e formações marítimas.

Dia 5: Praia do Bessa e Praia do Jacaré

Desfrute da tranquilidade na Praia do Bessa, uma das melhores áreas para banho de mar em João Pessoa.

Posta frita que você pede a cada 100 gramas, uma especialidade do Golfinho Bar Bessa

Para comer, uma ótima opção é o Golfinho Bar Bessa, com 30 anos de tradição e bem localizado com vista para a praia, cardápio variado com excelente relação custo-benefício, área para recreação infantil e até um aquário.

No fim da tarde, vá a Praia do Jacaré, que fica perto de João Pessoa, em Cabedelo, e é uma praia fluvial, para assistir ao famoso Bolero de Ravel ao pôr do sol, umas das coisas que as pessoas mais adoram fazer em João Pessoa –seja em um roteiro de dois dias, ou um roteiro de 7 dias, é um clássico da Paraíba.

Dia 6: Ilha de Areia Vermelha

Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, atração perto de João Pessoa

Quando a maré estiver baixa, faça um passeio à Ilha de Areia Vermelha, que fica em Cabedelo, cidade próxima de João Pessoa, na Região Metropolitana.

Esse passeio na Paraíba é para quem gosta do mar e da natureza, para aproveitar nos dias em Jampa um ótimo local para relaxar e curtir a natureza. 

O Parque Estadual da Areia Vermelha é, sem dúvidas, uma das coisas mais legais para fazer em João Pessoa-PB, seja em um final de semana, seja para quem passa vários dias turistando.

Dia 7: Compras em João Pessoa e Retorno

Aproveite o último dia do roteiro para fazer compras no Mercado de Artesanato Paraibano. Encontre lembranças únicas e artesanato local antes de se despedir de João Pessoa.

Um passeio de compras e presentes também vale a pena mesmo que seja só um final de semana de coisas para fazer em João Pessoa.

Este roteiro de 7 dias em João pessoa oferece uma mistura equilibrada de praias, cultura, história e natureza. Dá para aproveitar muito o turismo em João Pessoa com essas dicas.

Para construir um roteiro do que fazer em mais dias, veja mais dicas de João Pessoa, as cidades perto da capital da Paraíba e destinos como Recife, Natal, praia da Pipa e outros lugares perto de João Pessoa.

O que fazer perto de João Pessoa?

Onde fica João Pessoa, o ponto mais oriental do mapa do Brasil, no estado da Paraíba

Cidades que ficam perto de João Pessoa

Praia da Pipa – RN

Enseada dos Golfinhos, em Pipa, entre as coisas para fazer perto de João Pessoa

Entre as praias mais bonitas para conhecer perto de João Pessoa estão as praias do Madero, a Enseada dos Golfinhos e a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, a apenas 160 km de distância da capital da Paraíba.

Para quem curte sair à noite, Pipa é um dos melhores destinos do Brasil, misturando muita natureza incrível e bares, luau e festas na praia.

Recife e Olinda – PE

Para continuar em outro estado do lado da Paraíba, Recife tem o centro histórico e seus canais e programação de Carnaval durante o verão, além de um aeroporto internacional que serve João Pessoa, cidade a apenas 120 km da capital de Pernambuco.

Vizinha a Recife está Olinda. Partindo de carro de João Pessoa, também vale a pena conhecer Olinda, o centro histórico e o famoso carnaval de rua e de blocos.

Para quem tem uma semana de viagem, vale a pena pensar nessas esticadas de coisas para fazer no roteiro de viagem.

Campina Grande – Paraíba

Um polo industrial e cultural do interior da Paraíba, onde acontece uma das maiores festas populares do Nordeste e de todo o Brasil (vamos falar sério, do mundo).

Claro que trata-se do São João de Campina Grande, a maior festa junina do mundo. Para se ter uma ideia: a programação do São João de Campina Grande 2024 vai de 29 de maio até 30 de junho de 2024, com dezenhas de shows e atrações.

O São João de João Pessoa 2024 também vale a pena conhecer, e dá para fazer uma viagem entre os dois destinos na Paraíba tranquilamente para aproveitar as duas festas juninas.

Roteiro no litoral da Paraíba

“João Pessoa e as praias da Paraíba” é um guia de turismo sobre João Pessoa e Paraíba que compramos na Amazon, da Editora Europa. 

Eu achei caro quando comprei, mas o guia de turismo contém o básico de forma clara: as praias urbanas de João Pessoa, piscinas naturais e as praias da Paraíba.

No litoral sul de João Pessoa, destaque para a Barra de Gramame, para a praia do Coqueirinho, para a praia Bela e para a praia de Tambaba, claro.

No litoral norte de João Pessoa da Paraíba, tem Baía da Traição e Camaratuba para por no roteiro.

Praia de Tambaú Praia de Tambaba